Campanha da Fraternidade 2013


Chama-se Quaresma ao tempo que antecede a Cruz e Ressurreição de Cristo. É um período em que, na liturgia da Igreja, temos a oportunidade de sermos atingidos pela experiência redentora de Jesus Cristo, meditando sobre o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. A Quaresma, portanto, precisa ser iluminada pelo desejo de conversão. 
O período da Quaresma é um tempo especial em que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos apresenta a Campanha da Fraternidade como um caminho de conversão pessoal, comunitário e social, trazendo para nossa reflexão, nos últimos 25 anos, temas voltados para situações existenciais do povo brasileiro. Neste ano, retomando o tema Juventude (CF-1992), se propõe a olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os e auxiliando-os neste contexto de profundo impacto cultural, para que reavivam o potencial de participação e transformação. 
Fraternidade e Juventude é o tema da campanha para a quaresma deste ano de 2013. O lema é inspirado no profeta Isaías 6,8: "Eis-me aqui, envia-me!" Queremos aqui compreender a juventude a partir da sua jovialidade. Jovialidade é o modo de ser próprio de Deus. Jovem é aquele que tem o vigor de Deus; do Deus que alegra a juventude; do Deus que é vitalidade do nosso ser. É jovem a pessoa que se deixou tomar pelo modo próprio de Deus, pela força de Deus, pelo vigor de Deus: amar sem medida. 
A CF é um convite para nos convertermos e irmos ao encontro dos jovens e, a ao mesmo tempo, é um convite aos jovens para se deixarem encontrar por Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida (Jo 14,6). 
"Se Cristo for apresentado aos jovens com seu verdadeiro rosto, os jovens reconhecem-no como resposta convincente e conseguem acolher a sua mensagem, mesmo se exigente e marcada pela cruz" 

(João Paulo II) 

O objetivo proposto pela CF deste ano é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. 
Uma boa caminhada quaresmal, junto com nossos jovens em nossas famílias e nossa comunidade, vai conduzi-los para um encontro renovador com Jesus Cristo crucificado-ressuscitado. 
Muitos jovens estão à procura de um sentido para a vida. E diante deles surgem vários caminhos, todos prometendo levar à felicidade. 
Os jovens podem precisar fazer opções que definirão o seu futuro, enfrentam muitos conflitos. Para eles a escolha é difícil, até dolorosa, muitas vezes. Entre os caminhos estão o do consumismo, do dinheiro, do poder, do prazer,do ter; o caminho das drogas, da vida sem compromisso. 

"Vigiai com cuidado sobre a vossa conduta; que ela não seja uma conduta de insensatos" 
(Ef 5,15) 

O tempo da Quaresma nos questiona: que caminho escolhemos para nossa vida? Não podemos culpar os outros pelas nossas escolhas. Elas são de nossa inteira responsabilidade. Escolher o bem é escolher o caminho da vida; escolher o mal é escolher o caminho da morte. Perdão, solidariedade, acolhimento, ternura, paciência, justiça, verdade, fraternidade, trabalho e amor geram vida. Violência, egoísmo, orgulho, vaidade, ódio, mentira, uso de drogas geram morte. 
A Quaresma convida à conversão, à mudança de vida. É tempo de abandonar o mal e optar pelo bem; trocar o coração duro e fechado por um coração mais aberto e sensível. 

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai senão por mim" 
(Jo 14,6) 

Pessoas de bem e os ensinamentos de Jesus nos ajudam a fazer boas escolhas e a rejeitar aquelas que nos são prejudiciais.Quem faz seu encontro pessoal com Jesus e se deixa guiar por seus ensinamentos anda seguramente pelo caminho da felicidade. 
A Quaresma, a Campanha da Fraternidade e a Palavra de Deus passam pela nossa mente, mas precisam chegar à nossa prática. O saber deve levar ao fazer. Quem conhece o caminho do bem e não o segue peca por omissão. Examinemos nossa prática e procuremos abrir espaço para a participação e inclusão do jovem. O(a) jovem procure responder sim aos convites que lhe são feitos e ocupar os espaços para contribuir e crescer, para conhecer e ter um encontro pessoal com Jesus Cristo. 
Bento XVI, na mensagem aos jovens brasileiros, em 10 de maio de 2007, disse: 
"Vós sois a luz do mundo... Quando a luz vai diminuindo ou desaparece totalmente, vai ficando mais difícil distinguir a realidade das coisas. Da escuridão da noite brota o medo, a insegurança, o que nos faz aguardar, impacientes, a chegada da aurora. Amados jovens, é nossa missão ser as sentinelas da manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol, que é Cristo ressuscitado!". 

Como resposta a Deus vamos dizer "envia-nos", rezando:

E cantando...

Letra:

Sei que perguntas, juventude, de onde veio
Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio
Essa vontade de mudar o mundo inteiro
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor
Quero ajudar a construir um mundo novo
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
Para formar a rede da fraternidade
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade
Eis-me aqui, envia-me Senhor!
Levem a todos meu chamado à liberdade
Onde a ganância gera irmãos escravizados
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
Falada às claras, publicada nos telhados
Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar
Por tua voz eu falarei, tem confiança
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!



FONTE: GIUSTINA, Rosa Junkes Della et al. Encontros de Preparação para a Páscoa 2013: Fraternidade e Juventude.Tubarão: Gráfica COAN, 2013.

Comentários