A Quaresma

O que é Quaresma?


São os quarenta dias que Jesus passou no deserto. Nós não vamos para o deserto, mas precisamos aproveitar esse tempo para refletir e preparar o nosso coração para a Páscoa de Jesus. Neste tempo a Igreja pede que nós façamos jejum e caridade, sem nos esquecer da oração. Precisamos pensar um pouco nos irmãos e nos preparar para a grande festa: a Páscoa. Temos que aproveitar a Quaresma para fortalecer a nossa fé e vencer todas as tentações para ficarmos juntinhos de Jesus.

Quarta-Feira de Cinzas


Além de marcar o início da Quaresma, as cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Domingo de Ramos


É uma celebração no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, em cima de um jumentinho e saudado com folhas de palmeiras. Por isso nesse dia é distribuído folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. 

Tríduo Pascal


O Tríduo Pascal é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, véspera do Domingo de Páscoa. Este último dia já não faz parte do Tríduo Pascal. É celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos.

Quinta-feira da Ceia


Quinta-feira Santa é o nome dado ao dia em que Jesus celebrou a Páscoa. É também o dia que Jesus lavou os pés dos discípulos como um ato de humildade e serviço, criando assim um exemplo de que devemos amar e servir um ao outro.


OBS's:
• Na Igreja Católica, na missa durante o Glória todos os sinos da igreja devem dobrar, só voltaram a ser escutados na proclamação da Glória na Vigília Pascal.
• Após a homilia ocorre o ritual da lavagem dos pés pelo sacerdote, conforme Jesus.
• A missa termina com a transladação do Santíssimo Sacramento para um lugar menor. Adoração Eucarística é recomendada, mas deve ser feita sem solenidades. Todos os altares da igreja ficam desnudos, exceto onde se está o Santíssimo.
• A cor litúrgica é o branco.

Sexta Feira da Paixão


Relembra a Paixão e crucificação de Jesus. A morte de Cristo na Cruz demonstra a grande Paixão de Deus por nós! É o único dia do ano que não se lembram missas, ao invés, tem-se uma Celebração.

OBS's:
• As imagens dos santos e crucifixos devem estar encobertos e suas respectivas luzes apagadas, conforme a Tradição local.
• A cor litúrgica é o vermelho,porém em algumas Paróquias,Se utiliza o Preto ,numa espécie de Luto

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia

• Não se celebram missas pela manhã.
• É o dia onde se faz a lembrança de Jesus morto, onde se cultiva a esperança e perseverança.
• A cor litúrgica é o branco.

Sábado Santo ou Sábado de Aleluia


Não se celebram missas pela manhã. É o dia onde se faz a lembrança de Jesus morto, onde se cultiva a esperança e perseverança.

Domingo de Páscoa


A Páscoa Cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

Comentários